Brigando contra os impostos

CDJ400, da Pioneer
CDJ400, da Pioneer: eu quero esse brinquedinho

Tava querendo, esse ano, me dar um presente bacana, ou agora no aniversário, ou pelo menos no aniversário: um par de CDJ-400. O aparelho é um modelo relativamente antigo da linha de players profissionais para DJs da Pioneer – foi lançado em 2007 – mas tem bastante recursos e um preço, pelo menos no exterior, razoável (US$ 530 em Miami, US$ 560 no Paraguai, US$ 860 na loja online da Pioneer dos EUA).

(Claro, se eu ganhasse numa loteria da vida aí, eu ia esbanjar e comprar o CDJ-2000, que por essas bandas, só tem nas badaladas Privilege e Pachá, em Búzios. Cada um tá US$ 2.200, lá fora. Mas vai que eu dou sorte no sábado…).

O problema maior é que, além de sobrar pouca grana pra poupança que quero fazer pra comprar o par de CDJ-400, pra se comprar um desses aqui no Brasil, pelos meios legais, é bem mais caro. Conforme levantamento feito pelo Ronaldo Ramos, no blog Picolé Parcelado, o preço em uma loja da importadora oficial da Pioneer no Brasil é de R$ 2.990 cada um. Muito acima do preço vendido em Ciudad del Este.

No Mercado Livre, dá pra achar por R$ 1.590 cada (quase metade do preço da loja). Mas todo mundo sabe que a maioria das coisas que vêm pelo ML chegam ao Brasil através daquele jeitinho, né. Sem contar que nem sempre a compra no ML acaba sendo 100% satisfatória.

Só pra se ter uma ideia: se eu for ao Paraguai e comprar um par de CDJ-400, eu só posso trazer legalmente pro país se eu disser que é pra meu uso pessoal. Se for para uso profissional, a importação legal é proibida. Digamos que ainda assim eu consiga passar pela aduana. Seriam US$ 1.120 na loja, mais os impostos. A cota limite para venda com isenção é de US$ 300. Acima disso, você paga 50% sobre o valor excedente, no caso, seriam mais US$ 360 (50% sobre US$ 720). Dá um total de US$ 1.480. A R$ 1,85 (câmbio de hoje por lá), dá R$ 2.738 o par. Trazendo legalmente, com nota e tudo. Mais barato que um par no ML (em torno de R$ 3.200) e muito mais barato que na loja (o par comprando fora é mais barato que um na importadora).

E por que é tão mais caro? Por que eletro-eletrônicos são sempre tão mais caros? Por que tantos impostos? Estou falando sobre algo que não é item de primeira necessidade, e tem tantos ou até mais impostos que todo o resto que se faz aqui.

Enfim, tô nessa batalha. Quero voltar, paulatinamente, a investir nisso, a fazer uns cursos de produção musical, a estudar mais e mais. Mas precisa de um primeiro passo.

Dia 13 tá chegando, se alguém quiser me brindar com um desses, eu vou ficar bem feliz…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s