Copa e Olimpíadas: esta festa também será nossa?

A confirmação do Brasil como sede dos dois maiores eventos esportivos do planeta colocaram o país como alvo da atenção mundial para os próximos seis anos. A Copa do Mundo de 14 e os Jogos Olímpicos de 16 podem trazer inegáveis benefícios para o esporte nacional, desde que, é claro, o país saiba se beneficiar disso.

O estado do Rio acabou sendo duplamente beneficiado. Primeiro, porque vai sediar quase todas as competições dos Jogos Olímpicos (as exceções são algumas partidas dos torneios de futebol, que acontecem em outras capitais). Depois, por ter o Maracanã, que será palco da final da Copa das Confederações, em 13, e da Copa do Mundo um ano depois.

Com todas estas boas notícias, já se cria uma movimentação de cidades próximas ao eixo Rio/São Paulo para se colocar a disposição para receber equipes e atletas internacionais na fase de preparação, tanto do mundial de futebol, como das olimpíadas. Além disso, com o aumento no fluxo de turistas para o país para estes dois eventos, o mercado interno do setor também terá que se reestruturar para suprir esta demanda.

A pergunta que já me foi feita algumas vezes é de que maneira Cabo Frio pode se beneficiar com estes dois eventos, pela proximidade com a capital do estado. O primeiro ponto é o de infraestrutura: Cabo Frio hoje não tem uma rede hoteleira que possa comportar várias delegações internacionais dentro dos padrões normalmente exigidos pelos organizadores de competições internacionais. Por outro lado, o efetivo funcionamento do Aeroporto Internacional é positivo, podendo servir de apoio, inclusive, para uma possível sobrecarga no aeroporto Tom Jobim.

Já na parte esportiva, há dois caminhos paralelos e interligados. Um é o de estrutura física: a cidade tem um bom ginásio, relativamente moderno, que já recebeu seleções brasileiras de basquete, futsal e vôlei. Em tese, trilhando os caminhos corretos, a cidade pode trazer torneios de preparação destas modalidades no período anterior aos Jogos Olímpicos.

Já o estádio de futebol se tornou modesto até mesmo para as competições estaduais disputadas pela Cabofriense. É só lembrar de como os torcedores ficam espremidos nos jogos do Tricolor Praiano contra os grandes clubes do Estado. Independente de poder abrigar ou não alguma seleção em fase preparatória para o Mundial, Cabo Frio precisa de um novo estádio – mas esta é uma outra discussão, na minha opinião.

O outro caminho, que eu reputo muito mais importante, é da modificação da mentalidade da cidade em relação ao esporte. Não vejo, por exemplo, uma discussão sobre a criação de uma política esportiva séria para o país entrar na pauta de nenhum dos postulantes à Presidência ou ao Governo do Estado, por exemplo. No âmbito locaol, Cabo Frio tem uma lei de incentivo fiscal que é tímida e pouco explorada. A cidade não tem uma Fundação Municipal na área, nem aproveita os profissionais formados para criar um projeto de detecção de talentos (que são muitos, em diversas modalidades) e as iniciativas de massificação da prática esportiva são poucas e quase sempre restritas à Prefeitura, com pouca ou nenhuma participação da iniciativa privada.

Até mesmo quando a sociedade civil se reúne para discutir alternativas para Cabo Frio, o esporte é deixado de lado. Discute-se segurança pública, geração de emprego e renda, educação, saúde, turismo… mas não se discute esporte. Enquanto o assunto – que é também uma indústria, não poluente, das que mais renda movimentam no mundo – não entrar na pauta, não teremos como participar efetivamente, no mínimo, por desconhecimento, das mudanças e dos benefícios que a Copa e os Jogos Olímpicos. Ainda há tempo, mas é preciso descruzar os braços a partir de agora.

(artigo publicado no jornal Completo, Cabo Frio, edição 66, de 11 de setembro de 2010)

Anúncios

Um comentário em “Copa e Olimpíadas: esta festa também será nossa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s