Os eleitos no Rio

Com a surpreendente – pelo menos pra mim – ida da eleição presidencial pro segundo turno e a confirmação da reeleição de Sérgio Cabral ao governo do Rio com expressiva votação (65% a 20% sobre Fernando Gabeira), ficamos esperando até agora pela divulgação dos deputados estaduais e federais eleitos.

Na Câmara Federal, nenhuma surpresa dentre os mais votados. Anthony Garotinho foi o campeão de votos no Rio, com quase 700 mil (694.862, pra ser mais exato), deixando o PR com oito deputados, dentre eles, Dr. Paulo César, único representante cabofriense eleito neste domingo. Outros ‘blockbusters’ nas pesquisas confirmaram as indicações, como Leonardo Picciani (PMDB), o pastor Vitor Sérgio (PRB), ligado à IURD, Jandira Feghali (PC do B) e Romário (PSB).

Dos candidatos de Cabo Frio a uma vaga em Brasília, Carlos Vitor (PSB) foi o mais votado, com 27.286 votos, ficando com a segunda suplência (PSB e PMN, coligados, fizeram três deputados federais).

Para a ALERJ, Wagner Montes confirmou o que se esperava, e com mais de 500 mil votos (528.628), ajudou o PDT a fazer 11 deputados. Jânio Mendes foi o 12º do partido, e por pouco menos de 500 votos, não foi eleito – vai ser o primeiro suplente. Jânio teve 21.691 votos, 478 a menos que a atriz e missionária Myrian Rios.

Também muito bem votados para a Assembleia Legislativa foram o deputado Marcelo Freixo (PSOL), que faz um trabalho de combate às milícias – e cuja reeleição representava, para ele, literalmente, uma questão de vida ou morte, já que vive em constante segurança devido às ameaças contra sua vida e seu trabalho – o pastor Samuel Malafaia (PR), o deputado Paulo Melo (PMDB) e a vereadora pelo Rio Clarissa Garotinho (PR) – todos com mais de 100 mil votos.

Dos candidatos de Cabo Frio, Jânio foi, de longe, o mais votado. Delma Jardim (PP) teve 8.266 votos.  O vereador Fernando do Comilão (PSDB), 7.885; o empresário Froilan Moraes (DEM) teve 7.801 votos.

Considerando toda a região, os candidatos mais votados à ALERJ foram o empresário Miguel Jeovani, de Araruama, eleito pelo PR com 44.135 votos; e Claudio Chumbinho (PT), de São Pedro, que teve 25.556 votos, e ocupará a terceira suplência de seu partido.

Você pode baixar aqui a relação de todos os candidatos, divulgada pelo TSE a deputado federal e a deputado estadual do Rio de Janeiro Vale lembrar que estes números estão sujeitos à alteração, já que alguns candidatos, como Garotinho, estão concorrendo sub-júdice; e outros, que não tiveram seus votos divulgados pelo TSE, estão com recursos a serem julgados pelo tribunal.

Na eleição pra presidente, Marina Silva venceu em Cabo Frio, com pouco mais de 40% dos votos válidos. Aliás, a candidata do PV venceu também em cinco dos outros seis municípios da Região dos Lagos: Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro, Iguaba e Araruama. Somente em Saquarema, a candidata do PT, Dilma Rousseff, foi a mais votada.

Anúncios

8 comentários em “Os eleitos no Rio

  1. Carlos vitor é o primeiro suplente, e provavelmnte assume o posto, visto q as articulações politicas tão sendo bem feitas pelo atual prefeito…Provavel até q o Romario de a vaga a Carlos vitor, visto q a iminente ida do baizinho pro comite organizador da copa é uma possibilidade real…

    Curtir

  2. Muito bom saber que cabo frio votou em Marina!!! Isso é ótimo sinal…sinal que o povo ta ficando esperto e aprendendo a votar!!! Isso aí região dos lagos!!! Tudo bem que ela não ganhou, mas ja é um alívio saber que as pessoas estão querendo mudanças!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s