Os eleitos no Rio

Com a surpreendente – pelo menos pra mim – ida da eleição presidencial pro segundo turno e a confirmação da reeleição de Sérgio Cabral ao governo do Rio com expressiva votação (65% a 20% sobre Fernando Gabeira), ficamos esperando até agora pela divulgação dos deputados estaduais e federais eleitos.

Na Câmara Federal, nenhuma surpresa dentre os mais votados. Anthony Garotinho foi o campeão de votos no Rio, com quase 700 mil (694.862, pra ser mais exato), deixando o PR com oito deputados, dentre eles, Dr. Paulo César, único representante cabofriense eleito neste domingo. Outros ‘blockbusters’ nas pesquisas confirmaram as indicações, como Leonardo Picciani (PMDB), o pastor Vitor Sérgio (PRB), ligado à IURD, Jandira Feghali (PC do B) e Romário (PSB).

Dos candidatos de Cabo Frio a uma vaga em Brasília, Carlos Vitor (PSB) foi o mais votado, com 27.286 votos, ficando com a segunda suplência (PSB e PMN, coligados, fizeram três deputados federais).

Para a ALERJ, Wagner Montes confirmou o que se esperava, e com mais de 500 mil votos (528.628), ajudou o PDT a fazer 11 deputados. Jânio Mendes foi o 12º do partido, e por pouco menos de 500 votos, não foi eleito – vai ser o primeiro suplente. Jânio teve 21.691 votos, 478 a menos que a atriz e missionária Myrian Rios.

Também muito bem votados para a Assembleia Legislativa foram o deputado Marcelo Freixo (PSOL), que faz um trabalho de combate às milícias – e cuja reeleição representava, para ele, literalmente, uma questão de vida ou morte, já que vive em constante segurança devido às ameaças contra sua vida e seu trabalho – o pastor Samuel Malafaia (PR), o deputado Paulo Melo (PMDB) e a vereadora pelo Rio Clarissa Garotinho (PR) – todos com mais de 100 mil votos.

Dos candidatos de Cabo Frio, Jânio foi, de longe, o mais votado. Delma Jardim (PP) teve 8.266 votos.  O vereador Fernando do Comilão (PSDB), 7.885; o empresário Froilan Moraes (DEM) teve 7.801 votos.

Considerando toda a região, os candidatos mais votados à ALERJ foram o empresário Miguel Jeovani, de Araruama, eleito pelo PR com 44.135 votos; e Claudio Chumbinho (PT), de São Pedro, que teve 25.556 votos, e ocupará a terceira suplência de seu partido.

Você pode baixar aqui a relação de todos os candidatos, divulgada pelo TSE a deputado federal e a deputado estadual do Rio de Janeiro Vale lembrar que estes números estão sujeitos à alteração, já que alguns candidatos, como Garotinho, estão concorrendo sub-júdice; e outros, que não tiveram seus votos divulgados pelo TSE, estão com recursos a serem julgados pelo tribunal.

Na eleição pra presidente, Marina Silva venceu em Cabo Frio, com pouco mais de 40% dos votos válidos. Aliás, a candidata do PV venceu também em cinco dos outros seis municípios da Região dos Lagos: Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro, Iguaba e Araruama. Somente em Saquarema, a candidata do PT, Dilma Rousseff, foi a mais votada.

Anúncios

8 comentários

  1. Carlos vitor é o primeiro suplente, e provavelmnte assume o posto, visto q as articulações politicas tão sendo bem feitas pelo atual prefeito…Provavel até q o Romario de a vaga a Carlos vitor, visto q a iminente ida do baizinho pro comite organizador da copa é uma possibilidade real…

    Curtir

  2. Pelo site do TSE, Carlos Victor é o segundo suplente da coligação. Apesar de ter sido o quarto mais votado do PSB, um candidato do PMN, partido coligado, teve mais votos que ele.
    As informações que reproduzi estão disponíveis no site do TSE.
    Abraços, obrigado pela visita.

    Curtir

  3. Muito bom saber que cabo frio votou em Marina!!! Isso é ótimo sinal…sinal que o povo ta ficando esperto e aprendendo a votar!!! Isso aí região dos lagos!!! Tudo bem que ela não ganhou, mas ja é um alívio saber que as pessoas estão querendo mudanças!!!

    Curtir

  4. AMEI SABER QUE A REGIÃO DOS LAGOS ESCOLHEU MARINA…DÁ PRA PERCEBER QUE MORAMOS EM UMA REGIÃO POLITIZADA! PARABÉNS A TODOS!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s