Estadual do Rio de Futsal Adulto – tabela do 3º turno

A ADDP tenta pela primeira vez chegar à semifinal

Depois de uma conturbada reunião do Conselho Arbitral em 19 de outubro, ficou definido o 3º turno da fase de classificação do Campeonato Estadual Adulto de Futsal do Rio de Janeiro, promovido pela Federação de Futsal do estado (FFSERJ). Com as desistências de Americano/Cinderella Fashion e Teresópolis/PMT, a competição ficou resumida a seis participantes.

Neto Colucci, técnico da USS/Vassouras

Pelo ranqueamento obtido por conta das colocações nos dois turnos anteriores, Poker/PEC (16 pontos), USS/Vassouras (16) e Macaé Sports (14) já estão classificados para as semifinais. Se uma dessas equipes vencer o 3º turno, ela automaticamente termina a fase de classificação na primeira colocação, e leva a vantagem para as semifinais. A quarta vaga está sendo disputada entre Vasco da Gama (8 pontos), Cabo Frio Futsal (7) e ADDP (7). Dessas tres, a equipe que tiver a melhor posição no turno estará classificada.

A tabela, com as datas definidas, foi divulgada nesta quarta-feira (27/10), e foi o ponto de maior discórdia entre os participantes. Por sugestão minha, a FFSERJ elaborou um sistema para definir os mandos do 3º turno (originalmente com oito clubes) onde os quatro primeiros colocados jogariam quatro vezes em casa, e os demais, três vezes. Como houve duas desistências, a lógica seria de se reequilibrar este sistema, da seguinte forma: os três primeiros jogariam três dos seus cinco jogos em casa; e os demais, dois jogos como mandante.

Vander Carioca é a esperança de gols do Poker/PEC

Porém, por conta da pressão feita pelo representante da USS/Vassouras – depois de quase quatro desgastantes horas de reunião – prevaleceu a tabela original, com oito clubes. Desta forma, Cabo Frio Futsal (5º colocado) e ADDP (6º) acabaram prejudicados, já que dois dos três jogos que fariam como mandantes, contra Americano/Cinderella Fashion e Teresópolis/PMT, foram suprimidos da tabela. A ADDP já enfrentou o Poker/PEC em casa, e agora sai para jogar em Vassouras, Macaé e Rio. O Cabo Frio Futsal foi ainda mais prejudicado, já que o único jogo que lhe restou como “mandante” foi o clássico local contra a ADDP. De resto, só viagens: Petrópolis, Macaé, Vassouras e Rio.

O Cabo Frio só joga em casa o clássico contra a ADDP

Na outra ponta da tabela, Poker/PEC e USS/Vassouras, respectivamente 1º e 2º colocados no ranqueamento, foram beneficiados ao fazer quatro de seus cinco jogos em casa. O Poker/PEC já fez seu jogo como visitante, e agora atua todas as partidas no ginásio da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). A USS/Vassouras só sai para jogar em Petrópolis – enfrenta Macaé Sports, Vasco, Cabo Frio e ADDP no Sombrão.

Como representante da ADDP junto à Federação, fiz um pedido formal, através de ofício, para que duas partidas tivessem o mando de quadra invertido, a fim de que se equilibrasse o sistema de disputa: Poker/PEC x Cabo Frio e USS/Vassouras x ADDP. No entanto, o pedido não foi atendido na montagem da tabela.

Além disso, na ocasião do Arbitral, como estão disputando a Super Liga Futsal Rio paralelamente ao Estadual da FFSERJ, Vasco da Gama e USS/Vassouras se reservaram ao direito de só apresentar as datas dos mandos de seus jogos posteriormente.

Panázio é um dos destaques do Vasco

Para aumentar a confusão, as datas do 3º turno estão atropeladas por conta da participação do Poker/PEC na Taça Brasil da 1ª Divisão (que na verdade, é a segunda divisão), de 15 a 21 de novembro, em Anápolis/GO. O torneio dá duas vagas de acesso para a divisão especial da Taça Brasil em 2011. Por conta disso, o clube serrano adiantou seus jogos, a fim de ficar livre para o compromisso na competição nacional.

O Macaé Sports vem com novidades neste 3º turno

A partir daí, a Federação resolveu espremer todas as outras rodadas até o dia 19 de novembro, o que causou inúmeras distorções. A ADDP, por exemplo, teve um jogo marcado em Macaé para o dia 4, quinta-feira; e outro 24 horas depois, em Vassouras. O Cabo Frio Futsal teve três partidas marcadas em uma semana – nos dias 8, 11 e 12. E apesar dos pedidos para que não fossem marcados jogos nos feriados envolvendo equipes de Cabo Frio e Macaé – que enfrentam muito trânsito para deslocamentos para entrar e sair da cidade – o jogo entre Vasco e Cabo Frio foi marcado para o feriado da Proclamação da República, dia 15, às 10 horas da manhã.

A tabela divulgada pela FFSERJ em seu site oficial – mas que acredito que deva sofrer inúmeras alterações no decorrer da disputa do torneio – é a seguinte:

1ª RODADA
28/10 – Poker/PEC 2 x 0 Macaé Sports
29/10 – USS/Vassouras 4  x 4 Vasco da Gama

2ª RODADA
04/11 – Macaé Sports 4 x 0 ADDP
08/11 – Vasco da Gama 3 x 4 Cabo Frio Futsal

3ª RODADA
22/11 – USS/Vassouras 16 x 4 ADDP
06/11 – Poker/PEC 7 x 2 Vasco da Gama
17/11 – Macaé Sports 5 x 3 Cabo Frio Futsal

4ª RODADA
22/10 – ADDP 1 x 5 Poker/PEC
08/11 – USS/Vassouras 3 x 4 Macaé Sports

5ª RODADA
03/11 – Poker/PEC 3 x 2 Cabo Frio Futsal
16/11 – Vasco da Gama 8 x 0 ADDP

6ª RODADA
19/11 – USS/Vassouras 7 x 2 Cabo Frio Futsal
19/11 – Macaé Sports 2 x 3 Vasco da Gama

7ª RODADA
11/11 – Poker/PEC 14 x 0 USS/Vassouras
13/11 – Cabo Frio Futsal 2 x 2 ADDP

CLASSIFICAÇÃO (atualizada em 24/11):

Clube PG IT J V E D GP GC SG GA
Poker/PEC 15 3,000 5 5 0 0 31 5 26 6,200
Macaé Esporte 9 1,800 5 3 0 2 15 9 6 1,667
Vasco da Gama 7 1,400 5 1 1 2 20 17 3 1,176
USS/Vassouras 7 1,000 5 0 1 2 30 28 2 1,071
Cabo Frio Futsal 4 0,800 5 1 1 3 14 16 -2 0,875
ADDP 1 0,250 5 0 1 4 7 35 -28 0,200
Anúncios

9 comentários em “Estadual do Rio de Futsal Adulto – tabela do 3º turno

  1. Com os resultados desta segunda-feira (8), o PEC conquistou antecipadamente o 3º turno. O time da serra tem 12 pontos, e só pode ser alcançado ou por Macaé ou por Cabo Frio – que perderam para ele (confronto direto é o primeiro critério de desempate).

    Com isso, o PEC garantiu o primeiro lugar na classificação geral via ranqueamento, e joga a semifinal em vantagem contra Cabo Frio, Vasco ou ADDP.

    Curtir

  2. Amigo, sua classificação está errada, pois não computa a vitória da USS sobre Cabo Frio. Para piorar a situação cabofriense, ontem o time de Vassouras venceu o nosso outro time, com direito a massacre: 16 x 4 na ADDP!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s