Rock in Rio 2011 – e a nova lógica dos festivais

Rihanna foi uma das atrações do primeiro dia do RiR 2011 (foto de Maurício Santana/Grudaemmim)

Vi em casa, graças ao Multishow, parte do primeiro dia de shows da quarta edição do “Rock in Rio” no Brasil. Confesso que só iria ao dia do show do Jay-Z (cujo show, cancelado, foi trocado pelo do Maroon 5), mas gosto de alguns dos artistas que estão no enorme setlist, em todos os palcos e tendas.

Durante toda a duração dos shows, em um dia de programação mais “pop” (em que pese a participação do ícone Sir Elton John), muita gente elogiando os shows da noite, mas muita gente criticando, principalmente, um suposto “excesso” de artistas não-roqueiros em um festival que tem “Rock” no nome.

RiR 1985

A comparação com a primeira edição, em 85, é, pra mim, fora de propósito. Primeiro, porque até então, nunca havia acontecido nada do gênero no país. E algumas das principais bandas de rock da época vieram ao Brasil – algumas, pela primeira vez. Dentre os artistas, Queen (que já havia estado no país, em 81), Iron Maiden, Whitesnake, AC/DC, Ozzy Ozbourne, Rod Stewart, Yes. Só artistas top na época. Sem contar os grandes nomes esplendor do pop-rock nacional na década de 80, como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Blitz e Lulu Santos.

Mesmo assim, na primeira edição, não havia só rock. O segundo dia da primeira edição teve no line-up George Benson, Al Jarreau, James Taylor, Gilberto Gil, Elba Ramalho e Ivan Lins.

Claudia Leitte: pop, micareta ou rock? (foto: Flickr Rock in Rio oficial)

De lá pra cá, a marca “Rock in Rio” se fortaleceu. A tal globalização levou o festival para Lisboa e Madri na década passada, depois de três edições por aqui (85, 91 e 2001). E assim, como soa estranho “Rock in Rio” realizado na capital portuguesa, também parece que não tem nada a ver a presença de Claudia Leitte em um festival que tem “rock” no seu DNA.

(abrindo parênteses: eu nem posso reclamar. Em 91, fui no dia dos shows do NKOTB, Run DMC, Inimigos do Rei e Roupa Nova (!), na edição que aconteceu no Maracanã).

Freddie Mercury, RiR 85

Se a gente for analisar friamente, mesmo sem desconsiderar o clichê “porque o mundo mudou” (que virou mote até de propaganda de banco), o Brasil entrou na rota dos grandes shows internacionais, de todos os ritmos. A maioria dos artistas que está na programação deste ano já esteve recentemente no país – alguns estiveram até na última edição do Rock in Rio, como o Guns ‘n Roses, por exemplo. E aí, por mais que se reclame por “mais rock no Rock in Rio”, quais as grandes bandas da atualidade que não estão no festival?

E mais: quando se fala do primeiro RiR, lembra-se de vários momentos históricos, dentre os quais, o dia dos shows na lama (AC/DC, Scorpions, Whitesnake) e um show do Queen pra quase 300 mil pessoas. Pois bem: qual banda de rock, no cenário atual, pode se comparar ao que o Queen representava em 85, mesmo guardadas as devidas proporções?

Carlinhos Brown foi alvo da ira do público na edição de 2001

A marca “Rock in Rio” é muito forte, não vai mudar o nome do festival só porque não é só de rock. E aí, cada um aproveita os shows que gostar mais. Quem gosta da Shakira, vai ao show da colombiana. Se você é fã do Metallica, vá no dia dele. Os shows estão razoavelmente separados e acho que ninguém corre o risco de levar uma chuva de garrafinhas dágua, tipo Carlinhos Brown em 2001.

Anúncios

2 comentários

  1. O duro é você ser fã do Elton e ter que suportar uma Claudinha nos “petchos” e ainda correr atrás da corda do caranguejo. É você ser fã do Red Hot e ter que cantar com NX zero. hahahahahaha

    Como dizem é a globalização. 😉

    Curtir

  2. De fato, apesar da mistura, tem uma data pra cada gosto. ( Pelo menos tentaram essa separação). Só fiquei preocupada com Sir Elton John ali entre Katy Perry e Rihanna, muita molecadinha. Encaixava melhor dia 29 ou 1. E caramba, não sabia do Run DMC em 91.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s