O transporte público na Região dos Lagos

O transporte público na Região dos Lagos

Ônibus lotados: uma constante na Região dos Lagos

2012 começou e, com ele, a população de Cabo Frio e cidades vizinhas foi “premiada” com mais um aumento nas passagens de ônibus. A passagem dos ônibus urbanos passou de R$ 2,40 para R$ 2,60. A da linha Jardim Esperança, que é uma classe mista (é uma linha urbana, mas que passa pelo município de São Pedro da Aldeia) foi de R$ 3,40 para R$ 3,55. As passagens interurbanas foram de R$ 3,55 para R$ 3,80.

O serviço prestado pela Auto Viação Salineira (e suas empresas associadas, Viação Montes Brancos e Viação São Pedro) é insuficiente para garantir a demanda de uma população que cresce na região a cada dia. Detentora do monopólio no transporte público entre Cabo Frio e as demais cidades da região, a empresa não consegue atender com qualidade aos usuários.

Tente passar por um ponto de ônibus em Cabo Frio no final da tarde. O cenário é o mesmo que se vê nas grandes cidades: pontos lotados, ônibus superlotados. As reclamações aumentam uma vez que, apesar de  distâncias relativamente curtas (15 km entre Cabo Frio e Arraial, 18 km até São Pedro), boa parte dos usuários usa os ônibus intermunicipais, o que torna tudo ainda mais caro proporcionalmente.

No entanto, as críticas que aparecem nas redes sociais em relação ao monopólio do transporte público na Região dos Lagos são feitas de uma forma inocente, achando que a quebra do monopólio faria, como mágica, que as passagens caíssem de preço.

Por esquecimento (ou até por desinformação) as pessoas não se lembram que, no estado todo, o transporte público funciona de forma cartelizada e não há concorrência na verdade – um seleto grupo de empresários domina a maioria das empresas.

Monopólio nunca é bom. A vinda de outra empresa para a região seria ótima. Desafogaria os ônibus, aumentaria o mercado de trabalho. Mas posso garantir que as passagens não cairiam só por isso. Não há concorrência neste ramo – se houvesse, as passagens no Rio, onde há, sei lá, 30 empresas, custariam R$ 1.

Outra coisa a considerar: quem define e autoriza os preços das passagens é o DETRO  – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transportes. Ou seja: quem define tudo é o governo do Estado. Foi o Governo do Estado que moldou as leis que praticamente inviabilizaram a utilização das vans na região.

O protesto que está sendo marcado via Facebook é válido, legítimo e até justo. Mas seria bom que ele fosse direcionado, também, aos alvos certos. Uma boa forma de reclamar é entrar em contato com o Detro para questionar o porque dos valores e em relação à qualidade do serviço prestado.

Em tempo: de novembro de 2007 até agora, o valor da passagem cobrada nos ônibus das linhas municipais em Cabo Frio aumentou R$ 0,60 (ou 30%). Em quatro anos, não é exatamente um aumento abusivo.

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Um comentário sobre “O transporte público na Região dos Lagos

  1. Isso aí cara , perfeito o que você escreveu ! Pena que pouca gente na região tem o conhecimento que você tem. Muita gente acha que são os governos municipais que têm de agir contra a tarifa intermunicipal , mas na verdade é o do estado. E lembrando que o reajuste é válido para todas as linhas intermunicipais do RJ, portanto não foi só a Salineira que aumentou.

    E só para acrescentar, reafirmando o q vc falou [exemplo]: se a linha Cabo Frio x Arraial fosse operada por uma empresa “A” e a linha Cabo Frio x Búzios por outra empresa, a “B”. Se vc é de Arraial obrigatoriamente vai ter q usar a empresa “A” e pagar a tarifa imposta pela mesma. Se é de Búzios vai ter que usar a empresa “B” e pagar a tarifa imposta por essa. Ou seja, na prática não haveria concorrência pois a empresa “A” monopolizaria p/ Arraial e a “B” p/ Búzios. Isto foi só um exemplo para mostrar às pessoas que praticamente nada iria mudar se acabasse com o monopólio.
    vlw!

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